Pastilha de freio rangendo...
Started by Vinny




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Vinny
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03-10-2019, 08:09 PM -
#1
E ai pessoal, blz?

Comprei o T-Cross 250 TSI Highline com todos os opcionais disponíveis e estou com ele já vai fazer um mês, o carro é realmente incrível em praticamente todos os sentidos seja por motorização e toda tecnologia embarcada à dirigibilidade, além do design claro. É um carro muito bonito e contemporâneo, eu pago por isso! Há quem desdém a falta de soft touch em partes do painel e portas mas não pretendo ficar lambendo ou me esfregando nas portas ou painel do carro...

Voltando a questão. Eis que já saindo da concessionária percebo um detalhe que já me incomodava no antigo Polo que tinha, a questão do rangido das pastilhas ao frear suavemente ou sair de ladeiras,  nas descidas. Ele da aquela choradinha.

Fiz test drive no Honda HRV Touring, No Jeep Compass, no Creta Prestige e nenhuma das opções apresentavam essa "característica peculiar" da VW.

Alguém tem um parecer sobre o caso? Acham isso normal?  Podem sumir com o passar do uso?

Nunca vi isso em nenhum outro carro, mas na VW já tinha a experiência por possuir..

Vou passar na assistência técnica para consulta, mas não compro muito alguns comentários , já ouvi na época do Polo que isso era normal, era uma característica do carro. Somente a VW faz isso, estranho..

Quem puder iluminar com algum comentário agradeço!
Fritz
Novato
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13-10-2019, 09:44 PM -
#2
Olá, o meu também é um highline com todos os opcionais e faz este mesmo barulho das pastilhas. Estou esperando dar a quilometragem para eu levar na assistência. Se você levar nos fale dos resultados.
ERKSTZ
Novato
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14-11-2019, 10:37 PM -
#3
O meu T-Cross Confortline esta fazendo um rangido exatamente quando o carro para na hora que aciono o freio.

Abaixo tem o link do vídeo que fiz com o barulho. Não sei se é o mesmo que o seu, ou se o seu, além daquele barulho faz esse também.



O que é estranho com relação ao do Creta, por exemplo, pois meu pai tem um, é que o freio dele é mais suave. O meu parece meio desregulado. Não tem uma suavidade se apertar o freio até o fim de forma suave. Parece que no final da freada, antes de o carro parar totalmente, o ABS fica encavalando. Fora o barulho quando o carro para totalmente.

Na CS me disseram que é normal por ser freio a disco nas 4 rodas, mas meu sogro tem uma HRV com freio a disco nas 4 rodas e nao faz barulho algum, além de ser suave a franagem.

De qualquer forma, irei levar novamente até arrumarem.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.
Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-11-2019, 11:47 AM por jordan.
Vinny
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16-11-2019, 12:50 AM -
#4
(14-11-2019, 10:37 PM)ERKSTZ Escreveu: O meu T-Cross Confortline esta fazendo um rangido exatamente quando o carro para na hora que aciono o freio.

Abaixo tem o link do vídeo que fiz com o barulho. Não sei se é o mesmo que o seu, ou se o seu, além daquele barulho faz esse também.



O que é estranho com relação ao do Creta, por exemplo, pois meu pai tem um, é que o freio dele é mais suave. O meu parece meio desregulado. Não tem uma suavidade se apertar o freio até o fim de forma suave. Parece que no final da freada, antes de o carro parar totalmente, o ABS fica encavalando. Fora o barulho quando o carro para totalmente.

Na CS me disseram que é normal por ser freio a disco nas 4 rodas, mas meu sogro tem uma HRV com freio a disco nas 4 rodas e nao faz barulho algum, além de ser suave a franagem.

De qualquer forma, irei levar novamente até arrumarem.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

ERKSTZ, o meu fazia isso nos km iniciais. Hoje estou com 1.300km rodados, ainda no período de amaciamento que vai ate 1.500km ele reduziu quase a zero som logo quando o carro esta frio. Apos rodar um pouco não existe mais o som de rangido. Novamente, quando o carro ainda esta frio ele faz, mas bem baixo e muito curto. Acredito que com o amaciamento ele vá desaparecendo, não totalmente, mas suavize muito. 

Vi também na internet que existe uma graxa com base de cobre que elimina esse ruído. 

Segundo o profissional, é passado um pouco do produto nas junções metálicas e nas costas da pastilha, NUNCA na superfície que freia os discos. Ele disse que some por completo, já que o som não é propriamente do atrito da pastilha com o disco, e sim o som que ressoa  nos metais da pastilha.. 

Achei muita informação similar na internet. Vale um papo com um profissional da área antes de fazer. Inclusive eu to querendo trocar minhas pastilhas pelas de cerâmica da Bosch, a própria Bosch envia junto do kit um sache com essa graxa com cobre para aplicação.
ERKSTZ
Novato
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19-11-2019, 07:13 PM -
#5
(16-11-2019, 12:50 AM)Vinny Escreveu:
(14-11-2019, 10:37 PM)ERKSTZ Escreveu: O meu T-Cross Confortline esta fazendo um rangido exatamente quando o carro para na hora que aciono o freio.

Abaixo tem o link do vídeo que fiz com o barulho. Não sei se é o mesmo que o seu, ou se o seu, além daquele barulho faz esse também.



O que é estranho com relação ao do Creta, por exemplo, pois meu pai tem um, é que o freio dele é mais suave. O meu parece meio desregulado. Não tem uma suavidade se apertar o freio até o fim de forma suave. Parece que no final da freada, antes de o carro parar totalmente, o ABS fica encavalando. Fora o barulho quando o carro para totalmente.

Na CS me disseram que é normal por ser freio a disco nas 4 rodas, mas meu sogro tem uma HRV com freio a disco nas 4 rodas e nao faz barulho algum, além de ser suave a franagem.

De qualquer forma, irei levar novamente até arrumarem.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

ERKSTZ, o meu fazia isso nos km iniciais. Hoje estou com 1.300km rodados, ainda no período de amaciamento que vai ate 1.500km ele reduziu quase a zero som logo quando o carro esta frio. Apos rodar um pouco não existe mais o som de rangido. Novamente, quando o carro ainda esta frio ele faz, mas bem baixo e muito curto. Acredito que com o amaciamento ele vá desaparecendo, não totalmente, mas suavize muito. 

Vi também na internet que existe uma graxa com base de cobre que elimina esse ruído. 

Segundo o profissional, é passado um pouco do produto nas junções metálicas e nas costas da pastilha, NUNCA na superfície que freia os discos. Ele disse que some por completo, já que o som não é propriamente do atrito da pastilha com o disco, e sim o som que ressoa  nos metais da pastilha.. 

Achei muita informação similar na internet. Vale um papo com um profissional da área antes de fazer. Inclusive eu to querendo trocar minhas pastilhas pelas de cerâmica da Bosch, a própria Bosch envia junto do kit um sache com essa graxa com cobre para aplicação.

Opa, que ótima notícia! Acho que vou esperar mais um pouco antes de levar na CS. Vi alguns relatos de donos do Polo e Virtus que após levarem na CS o barulho ficou mais percetível. O meu ainda esta com 700KM. Esperar amaciar um pouco.

Algo estranho que aconteceu esses dias foi que ao dar ré, estava bem devagar, de repente ele deu uma freada brusca, como se tivesse um obstáculo e ele freiasse sozinho. Ja acOnteceu com vocês?

Com relação a graxa, vou dar uma pesquisada. Você teria algum link onde eu possa ver essa informação  e como fazer isso?

Muito obrigado pelo retorno!
Vinny
Novato
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03-12-2019, 10:15 PM -
#6
(19-11-2019, 07:13 PM)ERKSTZ Escreveu:
(16-11-2019, 12:50 AM)Vinny Escreveu:
(14-11-2019, 10:37 PM)ERKSTZ Escreveu: O meu T-Cross Confortline esta fazendo um rangido exatamente quando o carro para na hora que aciono o freio.

Abaixo tem o link do vídeo que fiz com o barulho. Não sei se é o mesmo que o seu, ou se o seu, além daquele barulho faz esse também.



O que é estranho com relação ao do Creta, por exemplo, pois meu pai tem um, é que o freio dele é mais suave. O meu parece meio desregulado. Não tem uma suavidade se apertar o freio até o fim de forma suave. Parece que no final da freada, antes de o carro parar totalmente, o ABS fica encavalando. Fora o barulho quando o carro para totalmente.

Na CS me disseram que é normal por ser freio a disco nas 4 rodas, mas meu sogro tem uma HRV com freio a disco nas 4 rodas e nao faz barulho algum, além de ser suave a franagem.

De qualquer forma, irei levar novamente até arrumarem.

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

ERKSTZ, o meu fazia isso nos km iniciais. Hoje estou com 1.300km rodados, ainda no período de amaciamento que vai ate 1.500km ele reduziu quase a zero som logo quando o carro esta frio. Apos rodar um pouco não existe mais o som de rangido. Novamente, quando o carro ainda esta frio ele faz, mas bem baixo e muito curto. Acredito que com o amaciamento ele vá desaparecendo, não totalmente, mas suavize muito. 

Vi também na internet que existe uma graxa com base de cobre que elimina esse ruído. 

Segundo o profissional, é passado um pouco do produto nas junções metálicas e nas costas da pastilha, NUNCA na superfície que freia os discos. Ele disse que some por completo, já que o som não é propriamente do atrito da pastilha com o disco, e sim o som que ressoa  nos metais da pastilha.. 

Achei muita informação similar na internet. Vale um papo com um profissional da área antes de fazer. Inclusive eu to querendo trocar minhas pastilhas pelas de cerâmica da Bosch, a própria Bosch envia junto do kit um sache com essa graxa com cobre para aplicação.

Opa, que ótima notícia! Acho que vou esperar mais um pouco antes de levar na CS. Vi alguns relatos de donos do Polo e Virtus que após levarem na CS o barulho ficou mais percetível. O meu ainda esta com 700KM. Esperar amaciar um pouco.

Algo estranho que aconteceu esses dias foi que ao dar ré, estava bem devagar, de repente ele deu uma freada brusca, como se tivesse um obstáculo e ele freiasse sozinho. Ja acOnteceu com vocês?

Com relação a graxa, vou dar uma pesquisada. Você teria algum link onde eu possa ver essa informação  e como fazer isso?

Muito obrigado pelo retorno!

Vou te mandar o link do primeiro vídeo que encontrei ao pesquisar sobre o assunto. Foi desse mecânico abordando o produto, a graxa Wurth CU800, ela é a base de cobre e altíssima resistência ao calor.. O vídeo desse mecânico é longo, mau gravado mas eficiente no entendimento do problema. Com base nesse video você pode procurar mais informações, assim como eu fiz. Até encontrei as pastilhas de cerâmica da Bosch, que se diz melhor e mais eficiente que as tradicionais e vem junto um sache com graxa a base de cobre.

Link do Mecânico falando sobre o problema do ruído e o uso da graxa:.

https://www.youtube.com/watch?v=H-ir0BQqWUA

Link da graxa no site da fabricante:.

https://www.wurth.com.br/wurth/b2c/produ...0030-60002
João Marcos Freitas
Novato
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Cidade: Piracicaba
11-12-2019, 04:24 PM -
#7
Boa tarde Galera.
O meu t-cross tbm faz esse mesmo barulho. 
Acredito que inaceitável, para um carro de + de 90 mil.

Estava procurando  informações sobre o rangido no acionamento do freio, e até então, não havia encontrado respostas aceitáveis.

Conversando com um técnico da VW, ele informou o seguinte:

"Esse tipo de pastilha de freio, estava desgastando-se com menos de 10 mil km e 
os usuários estavam reclamando de sua troca precoce.
A VW resolveu então, acrescentar + ferro em sua composição, e por esse motivo o barulho. "

um abraço.
GabrielD
Novato
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Cidade: Rio de Janeiro
20-01-2020, 01:04 PM -
#8
(11-12-2019, 04:24 PM)João Marcos Freitas Escreveu: Boa tarde Galera.
O meu t-cross tbm faz esse mesmo barulho. 
Acredito que inaceitável, para um carro de + de 90 mil.

Estava procurando  informações sobre o rangido no acionamento do freio, e até então, não havia encontrado respostas aceitáveis.

Conversando com um técnico da VW, ele informou o seguinte:

"Esse tipo de pastilha de freio, estava desgastando-se com menos de 10 mil km e 
os usuários estavam reclamando de sua troca precoce.
A VW resolveu então, acrescentar + ferro em sua composição, e por esse motivo o barulho. "

um abraço.

O meu faz esse barulho aqui
https://www.youtube.com/watch?v=V0hjKUy6YhE

Pra mim isso é a pastilha e não o problema da vedação antiruido, aquela pasta é para tirar aquele apito que o freio da. Eu já to com mais de 5k e o barulho continua, já ouvi de outras pessoas que tem polo e virtus que levaram na CSS e eles falaram que é normal, se isso acontecer vou tentar outras pastilhas como essa de ceramica abaixo. Se ela alem de resolver diminuir a quantidade de sujeira da roda vai ser otimo.
https://www.livreautopecas.com.br/produt...hline-1-4/
ERKSTZ
Novato
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Marca do Carro:: Volkswagen
Modelo do Carro: T-Cross
Ano/Modelo: 19/20
Estado: Paraná
Cidade: Curitiba
22-01-2020, 09:35 PM -
#9
Alguém já trocou as pastilhas originais pelas de cerâmica? E resolveu esse problema com o barulho ao freiar? Neste fim de ano estive na praia e percebi que o barulho fica bem mais forte. Mas como na cidade, após alguns minutos rodando o barulho cessa ao freiar. Acredito que seja por esquentar a pastilha ou por limpar com o uso contínuo. Não sei, mas o meu esta com 3.000 Km e nada de parar o barulho. Continua igual.
Marcio
Novato
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7 posts 4 threads Registrado: Dec 2020
Marca do Carro:: Volkswagen
Modelo do Carro: T-Cross Highline 250 TSI
Ano/Modelo: 20/20
Estado: Santa Catarina
Cidade: Blumenau
06-12-2020, 10:21 PM -
#10
Olá Amigos tudo bem.
Tenho T-Cross 250 TSI 04/2020

Problema: Grunhidos semelhante ao frear de ônibus antigo, Rangido ou breve assobio nas Pastilhas de Freio Frontais.

Relato:
Desde que tirei ele dá concessionária Zero KM até hoje (3000km), tenho tido esse Problema.
Quando ocorre: Sempre que os Discos de Freio e Pastilhas Frontais estão frios.
Ao fazer manobra do veículo e pisar o freio suave, assim que o veículo “para”, ocorre o Grunhido (Rangido), tanto para movimento para frente quanto para movimento para trás.
Se o veículo ficou ao Sol e o mesmo aqueceu Discos e Pastilhas, quando você faz manobra com veículo pode não ocorrer o Grunhidos. Mas assim que veículo andar e resfriar os Discos e Pastilhas devido ventilação, esse Grunhido ocorre quando você frear em um semáforo, contanto que não tenha freado de modo a “fritar os freios” (Criando Calor).
Estando no semáforo ou em fila de congestionamento com veículo parado as Pastilhas e Discos vão esfriando e para cada vez que você desloca seu veículo freando suave e constante, assim que ele “Para” gera o Grunhido (Rangido) no Freio. Pior que quem está dentro houve bem esse Grunhido, imagine quem está fora em outro veículo ao seu lado quando em fila paralela congestionamento ou Semáforo.

O que fiz:
1◦ Entrada na Concessionaria para resolução do Problema.
Levei o veículo na Concessionaria (2000 Km) para verificarem o Problema do Grunhido. Expliquei como ocorre, fiz vídeo em casa manobrando e até parando no Semáforo e deixei os vídeos com Técnico para apresentarem Volkswagen. Levei o Técnico junto no meu veículo mostrei como causar o Grunhido ou como ocorre.
O que fizeram: foi orientado pela Volkswagen fazer limpeza dos Discos e Pastilhas a mando da Volkswagen (Engenharia).
Me entregaram o veículo dado como resolvido o problema.
Assim que sai da Concessionaria e freei o veículo já percebi que o problema não havia sido resolvido.
Então andei por 500 km aproximadamente, e sempre filmando e verificando esse problema.

2◦ Entrada na Concessionaria para resolução do Problema.
Levei o veículo na Concessionaria (2600 Km) para verificarem o Problema do Grunhido.
Relatei meu desgosto por não estar resolvido o Problema do Grunhido. Falei com Técnico pedi para ele ver com Engenharia a possibilidade de trocar as Pastilhas por outra de outro Composto para testes. O Técnico informou que Volkswagen (Eng.) iria fazer novos testes para análise do Problema.
Me entregaram o veículo com problema. O que me passaram foi que Engenharia testou outros veículos internos e os mesmos apresentam as mesmas características do meu.
Então pedi para andar com outro veículo igual o meu na Concessionaria. Pude constatar que o problema estava presente.
Fiquei indignado, mas a Engenharia não autorizou trocar nada para teste e para ver se ficava eu satisfeito com resultado.
Tentei falar com Pós-vendas, mas de nada adiantou mais após Engenharia da Volkswagen ter dado o veredito. No caso esse Grunhido é característico deste tipo de Pastilha.

3◦ Entrada na Concessionaria para resolução do Problema.
Indignado, pedi para eles colocarem um Jogo de Pastilhas Novas Originais T-Cross. Gastei do meu bolso, mas o resultado foi que continua com mesmo Grunhido (Rangido) ao “Parar”.
Não substitui por outra marca para não perder a garantia do veículo. Mas quase fiz isso.
E por fim, testei o Virtus 7000 km 2019 (De meu pai). O mesmo também apresenta o Grunhido porem com menor intensidade.

Pergunto: Alguém sabe como resolver o problema do Grunhido, Rangido Assobio das Pastilhas?

Ola Amigos

Esse ruído meu T-Cross, o Virtus (do Pai) e Pólo (do meu mano) também fazem.
Esse ruído fica mais chato alto ainda quando manobrando em uma ladeirinha de marcha a ré. As Pastilhas parecem que vibram mais.
Quando freia o veículo essa vibração sempre está presente.
Esse ruído é causado pelo atrito da Pastilha no Disco. O Composto da Pastilha deve ser o causador.
Nesse video abaixo o cara fala sobre isso. Quem sabe tem haver com essa característica

https://www.youtube.com/watch?v=mc1Ag-3P...OUTORCARRO

(20-01-2020, 01:04 PM)GabrielD Escreveu:
(11-12-2019, 04:24 PM)João Marcos Freitas Escreveu: Boa tarde Galera.
O meu t-cross tbm faz esse mesmo barulho. 
Acredito que inaceitável, para um carro de + de 90 mil.

Estava procurando  informações sobre o rangido no acionamento do freio, e até então, não havia encontrado respostas aceitáveis.

Conversando com um técnico da VW, ele informou o seguinte:

"Esse tipo de pastilha de freio, estava desgastando-se com menos de 10 mil km e 
os usuários estavam reclamando de sua troca precoce.
A VW resolveu então, acrescentar + ferro em sua composição, e por esse motivo o barulho. "

um abraço.

O meu faz esse barulho aqui
https://www.youtube.com/watch?v=V0hjKUy6YhE

Pra mim isso é a pastilha e não o problema da vedação antiruido, aquela pasta é para tirar aquele apito que o freio da. Eu já to com mais de 5k e o barulho continua, já ouvi de outras pessoas que tem polo e virtus que levaram na CSS e eles falaram que é normal, se isso acontecer vou tentar outras pastilhas como essa de ceramica abaixo. Se ela alem de resolver diminuir a quantidade de sujeira da roda vai ser otimo.
https://www.livreautopecas.com.br/produt...hline-1-4/

Ola Amigos

Esse ruído meu T-Cross, o Virtus (do Pai) e Pólo (do meu mano) também fazem.
Esse ruído fica mais chato alto ainda quando manobrando em uma ladeirinha de marcha a ré. As Pastilhas parecem que vibram mais.
Quando freia o veículo essa vibração sempre está presente.
Esse ruído é causado pelo atrito da Pastilha no Disco. O Composto da Pastilha deve ser o causador.
Nesse video abaixo o cara fala sobre isso. Quem sabe tem haver com essa característica

https://www.youtube.com/watch?v=mc1Ag-3P...OUTORCARRO
Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-12-2020, 10:33 PM por Marcio.


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